26 abr Conheça os 4 piores erros nos cuidados da saúde bucal de bebês
Você sabia que também devemos cuidar da saúde bucal dos bebês antes mesmo dos primeiros dentinhos nascerem? Infelizmente, muitos pais não sabem disso, o que justifica um número cada vez maior de crianças com sérios problemas de saúde ainda nos primeiros anos de vida.
Para te ajudar, no artigo de hoje, listamos os quatro piores erros que os pais cometem na hora de cuidar da saúde bucal de seus filhos e o que você pode fazer para evitá-los. Vamos nessa?
1 – Não limpar a boca do bebê após a alimentação
Mesmo antes dos primeiros dentes de leite nascerem, você deve fazer a limpeza da boca do bebê após cada refeição. Isso significa que temos que usar escovas de dente e cremes dentais? Absolutamente, não!
Para higienizar a boca do bebê corretamente, você pode utilizar uma gaze ou um pano suave umedecido apenas com soro fisiológico ou água filtrada. Limpe suavemente as gengivas com o dedo para remover os resíduos de leite materno, bem como bactérias. Também existem escovas especiais que podemos encontrar em farmácias e que são específicas para a higiene bucal do seu bebê.
A higiene bucal nesses primeiros meses de vida é fundamental para evitar inflamações na gengiva que podem até mesmo afetar o crescimento dos dentes de leite da criança. Isso, claro, sem falar nos quadros infecciosos causados por essas bactérias que podem representar sérios riscos de vida.
2 – Uso de bicos artificiais
Os bicos artificiais, como chupetas e mamadeiras, são um grande auxílio para cuidar das crianças em seus primeiros meses de vida. Isso porque o movimento de sucção ajuda a fortalecer os músculos responsáveis pela fala e deglutição.
Contudo, o tempo de vida segura dos bicos artificiais é curto porque eles podem causar sérios problemas para o seu filho no futuro. O mais comum deles é a mordida aberta – um problema de má oclusão que impede que os dentes toquem mesmo quando a boca está fechada.
No caso da mamadeira, o cuidado deve ser ainda maior. Isso devido ao fato de que as crianças tendem a dormir logo após o uso, sem higienizar os dentes, algo que pode provocar mau hálito, cáries e problemas na gengiva.
O recomendado é começar a reduzir o uso da chupeta por volta dos 6 meses de idade, quando o bebê já desenvolveu algumas habilidades emocionais e já não precisa tanto da chupeta para se acalmar. Já a idade limite para o corte da chupeta é a partir dos dois anos de vida.
Caso você tenha dificuldades para cortar a chupeta e a mamadeira, o ideal é introduzir outras formas de consolo emocional, como um brinquedo, que pode ajudar a reduzir a dependência da chupeta. Mesmo que seja algo doloroso para os pais, temos que ter em mente que tudo isso está sendo feito para o bem do seu filho em um futuro não tão distante.
3 – Amamentação
Você sabia que a amamentação também é fundamental para a saúde bucal do bebê? Além dos anticorpos essenciais que a criança obtém através do leite materno, o movimento de sucção, assim como no caso dos bicos artificiais, contribui para o desenvolvimento dos ossos e músculos da face.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o recomendável é que a amamentação seja a única forma de alimentação do bebê até os seis meses de vida. Após essa idade, já é possível introduzir outros alimentos na dieta da criança, mantendo o leite materno até os dois anos de idade.
Manter a amamentação até essa idade, é importante para evitar doenças como obesidade e cáries. Além disso, ajuda a retardar a introdução de açúcar na dieta da criança, outro erro comum que vamos comentar a seguir.
4 – Alimentação rica em açúcar e industrializados
O seu bebê não precisa de açúcar, ainda mais nos primeiros anos de vida. A introdução de alimentos adoçados artificialmente, como sucos e achocolatados, pode acarretar em uma série de problemas de saúde para a criança, em especial a diabetes e a obesidade infantil.
Para a saúde bucal, a inclusão do açúcar na dieta de bebês também é algo gravíssimo. Isso porque esses alimentos favorecem o surgimento de cáries e doenças na gengiva, mesmo em crianças que não passaram pelo nascimento dos primeiros dentes de leite.
Qual o melhor momento para fazer a primeira consulta com o dentista?
Muitos profissionais recomendam que a primeira consulta da criança com um dentista seja feita a partir do nascimento do primeiro dentinho. Contudo, aqui na Dalmagro Odontologia, recomendamos que essa visita aconteça antes, principalmente se notar alguma alteração na gengiva ou no crescimento dos dentes..
Deseja fazer a primeira consulta do seu filho? Conte com a Dalmagro Odontologia. Somos uma clínica de alto padrão, com unidades em Serafina Corrêa e Montauri, que possui atendimento especializado em odontopediatria – a odontologia voltada especialmente para as crianças. Quer saber mais? Mande uma mensagem em um de nossos canais de atendimento ou clique no botão abaixo e agende hoje mesmo um horário para os seus filhos.
A Dalmagro Odontologia é uma clínica com ampla tradição na região. Temos unidades nas cidades de Serafina Corrêa e Montauri, ambas com uma equipe multidisciplinar de profissionais renomados. Deseja agendar uma avaliação? Entre em contato com a gente em um dos seguintes canais de atendimento: Unidade Serafina Corrêa - (54) 3444-2487 , (54) 98432-2487 ; Unidade Montauri - (54) 3319-1069, (54) 99696-3060. Estamos te esperando!