Você faz academia? Saiba que a saúde bucal pode afetar seu desempenho

Você faz academia? Saiba que a saúde bucal pode afetar seu desempenho

Você faz academia? Saiba que a saúde bucal pode afetar seu desempenho

Problemas como cáries e má oclusão podem ser uma grande barreira em seus objetivos na busca  por um ótimo desempenho.

Pouca gente sabe, mas a nossa saúde bucal tem um impacto importante em nosso desempenho físico e pode ser um grande obstáculo para quem busca a hipertrofia – por exemplo. Problemas de má oclusão, por exemplo, podem afetar a respiração, postura e até mesmo o seu equilíbrio.

Além disso, dietas hipercalóricas (comum em quem está em processo de hipertrofia) também podem promover problemas como cáries e gengivite, se você não tiver os cuidados adequados. No artigo de hoje, vamos explicar mais sobre essas questões e o que você pode fazer para superá-los.

Como a saúde bucal afeta o seu desempenho

Existem muitas situações nas quais a saúde bucal pode afetar o rendimento em suas atividades físicas. Para facilitar, montamos uma lista separando os pontos e explicando seus principais aspectos:

Infecções Sistêmicas

Problemas bucais, como gengivite e periodontite, podem levar a infecções que se espalham pelo corpo – em especial, a endocardite. Isso acontece porque as bactérias da boca podem entrar na corrente sanguínea, causando inflamação em outras partes do corpo, o que pode afetar negativamente o desempenho físico e, em especial, o processo de recuperação muscular.

Dores e níveis de energia

Você faz academia? Saiba que a saúde bucal pode afetar seu desempenhoProblemas como dores de dente e na gengiva podem levar a desconforto constante, diminuindo a qualidade do sono e resultando em fadiga. Isso pode reduz a energia disponível para a atividade física e diminui a capacidade de treinar ou competir eficazmente.

Além de afetar a produção de muitos hormônios fundamentais para a nossa saúde, a falta de sono pode prejudicar a sua concentração. Isso pode comprometer, e muito, a execução de atividades físicas que exigem foco e precisão.

Inflamações e recuperação

Você deve saber que o período de descanso é um dos processos mais importantes para a hipertrofia, certo? Pois, saiba que a inflamação crônica associada a doenças periodontais, como é o caso da gengivite e periodontite, pode afetar negativamente a recuperação muscular após o exercício, retardando o processo de cura e reparação dos tecidos.

Além disso, muitos estudos indicam uma ligação entre doenças periodontais e doenças cardiovasculares (como a endocardite, que citamos anteriormente). A saúde cardiovascular é crucial para o desempenho físico, especialmente em atividades de resistência como esteira, bicicleta ergométrica e o aparelho elíptico.

Má oclusão, respiração e alimentação

Você faz academia? Saiba que a saúde bucal pode afetar seu desempenhoProblemas dentários, principalmente os de má oclusão, podem dificultar a mastigação e a ingestão de alimentos nutritivos. Uma dieta inadequada pode resultar em deficiências nutricionais que afetam a energia, a força muscular e a resistência física.

Para piorar, alguns problemas bucais podem afetar a respiração, causando a obstrução das vias nasais, provocando a respiração bucal. Isso prejudica a eficiência na oxigenação, impactando o desempenho físico, especialmente em atividades aeróbicas. Sem falar que a boca seca pode, também, favorecer o surgimento de cáries e gengivite.

Estresse e Bruxismo

Um outro problema bem comum em quem pratica atividades físicas, em especial a musculação, é o bruxismo. Ao aplicar um esforço excessivo para levantar os pesos, muitas pessoas cerram e apertam os dentes. Pode parecer inofensivo mas isso, a longo prazo, pode causar desgaste nos dentes e até mesmo distúrbios na articulação temporomandibular.

Já praticantes de exercício que sofrem com bruxismo (uma condição caracterizada pelo apertamento involuntário dos dentes, em especial durante o sono) também podem ter seu desempenho afetado por conta de enxaquecas e dores no pescoço, ossos e músculos da face que são diretamente associadas a esse problema.

A prevenção odontológica pode elevar seu desempenho físico

Não importa se o seu objetivo ao frequentar uma academia é ganhar massa muscular, perder peso ou apenas manter-se em forma, sem uma saúde adequada, você não vai conseguir alcançar nenhum deles. E quando falamos em saúde, como você pode perceber nesse artigo, a boca é fundamental.

atleta no dentistaEntão, o que fazer para manter a sua boca saudável para alcançar os melhores resultados em suas atividades físicas? A melhor dica que podemos dar é fazer visitas periódicas ao seu dentista.

Além de fazer uma avaliação completa da sua saúde bucal para entender se há pontos que podem atrapalhar o seu desempenho, o dentista faz um acompanhamento para prevenir o surgimento das doenças que citamos no texto e tratá-las antes que possam causar prejuízos para o seu sorriso.

Aqui na Dalmagro Odontologia, temos um protocolo preventivo que busca justamente prevenir o surgimento dessas doenças bucais para que você possa aproveitar a sua vida com o máximo de qualidade. Tudo feito com procedimentos minimamente invasivos, que vão trazer a economia dos seus principais recursos: tempo e dinheiro.

Deseja saber mais sobre o nosso serviço de odontologia preventiva? Basta clicar no botão abaixo para acessar um conteúdo exclusivo sobre esse tema e entender como ela poderá te ajudar a alcançar resultados melhores na sua prática de atividades físicas.

A Dalmagro Odontologia é uma clínica com ampla tradição na região. Temos unidades nas cidades de Serafina Corrêa e Montauri, ambas com uma equipe multidisciplinar de profissionais renomados. Deseja agendar uma avaliação? Entre em contato com a gente em um dos seguintes canais de atendimento: Unidade Serafina Corrêa - (54) 3444-2487 , (54) 98432-2487 ; Unidade Montauri - (54) 3319-1069, (54) 99696-3060. Estamos te esperando!