A reabilitação oral envolve uma série de tratamentos que atuam na recuperação das funções de fala e mastigação do paciente, mas também podem ser aplicadas técnicas a fim de melhorar a estética do paciente, seja na cor ou formato do sorriso.
Todas as técnicas podem ser feitas como complemento de um tratamento ou de forma isolada, especialmente quando estão ligadas à melhora estética do sorriso do paciente. Por isso, é preciso realizar um planejamento detalhado para determinar quais abordagens serão necessárias para reabilitar as funções orais da pessoa.
Na Dalmagro Odontologia, contamos com especialistas em reabilitação oral e nos diversos tratamentos que todo esse planejamento abrange, sempre com o foco de recuperar as funções de fala e mastigatórias do paciente, promovendo qualidade de vida e bem-estar.
A perda dentária é um dos principais motivos que faz as pessoas recorrerem à reabilitação oral, uma vez que esta condição impõe deficiências como:
Estas condições favorecem outros problemas que podem interferir no bem-estar geral do paciente, como deficiências nutricionais em função das dificuldades alimentares, além de alterações no trato digestivo.
Com o auxílio da reabilitação oral, é possível recuperar as funções mastigatórias e de fala, além da estética dentária do paciente, melhorando sua autoestima e sua qualidade de vida.
Como mencionado, a reabilitação oral envolve uma série de tratamentos odontológicos que atuam na melhora funcional e estética do sorriso do paciente, tais como:
Embora tenha a finalidade estética, o clareamento dental pode ser utilizado como complemento nos tratamentos como implantes dentários e restaurações, trazendo uniformidade na cor dos dentes, sem que a prótese dentária destoe do sorriso.
Neste procedimento, o dentista utiliza um gel clareador junto de um laser de baixa intensidade, com o objetivo de causar uma reação química e remover a pigmentação amarelada causada por fatores relacionados ao estilo de vida do paciente, como falta de higiene ou tabagismo.
Implantes dentários são o principal tratamento da reabilitação oral, tendo em vista que esta abordagem utiliza pequenos pinos de titânio inseridos na gengiva em conjunto com próteses para recuperar as funções mastigatórias do paciente.
Através de um planejamento individualizado, é possível reabilitar a pessoa. Esse tratamento é realizado em etapas e, o tempo de tratamento é variável dependendo da qualidade e quantidade de osso que o paciente apresenta.
O tratamento pode demandar um tempo maior quando, além dos implantes é necessário fazer enxerto ósseo, mas o mais importante é que o tratamento seja realizado dentro das técnicas corretas e ao ser concluído apresente resultados satisfatórios.
Pessoas com alterações na mordida ou dentes tortos, sofrem com dificuldades no dia a dia por conta da sua condição. Nestes casos, o tratamento com aparelhos ortodônticos ou alinhadores invisíveis, auxilia na reabilitação oral e na correção estética do sorriso, promovendo uma melhor mastigação e, consequentemente a fala.
Indicados para pessoas que perderam um ou vários dentes, as próteses dentárias atuam em conjunto com implantes, e são utilizadas em quadros mais complexos, onde há uma deficiência dentária.
Existem diversos tipos de próteses dentárias, como de overdenture, fixa, removível e sobre implante, que são indicadas de acordo com a quantidade de dentes perdida pelo paciente e a partir do plano de tratamento traçado pelo dentista.
A profilaxia é um procedimento utilizado antes, durante e na finalização de diversos tratamentos odontológicos, especialmente aqueles que envolvem a reabilitação oral. Nesta técnica, o dentista realiza uma limpeza profunda de toda a boca, removendo o tártaro e a placa bacteriana, a fim de prevenir que problemas bucais surjam e prejudiquem a saúde bucal do paciente.
Como complemento neste procedimento, o dentista também aplica flúor sobre os dentes, um mineral que atua na proteção contra bactérias nocivas à boca. Embora seja comum a profilaxia ser feita antes e após os tratamentos, esta técnica também pode ser feita de forma periódica, com o objetivo de preservar a saúde bucal do paciente.
A reabilitação oral é indicada para pessoas com perda dentária e que possuem alterações no formato, cor ou tamanho dos dentes, alterações na mordida e que sofrem com dificuldades impostas por tais condições.
O principal foco deste conjunto de tratamentos está em recuperar as funções mastigatórias que foram comprometidas por conta da perda dentária. Contudo, existem técnicas que atuam na melhora da estética do sorriso, como o clareamento dental, que atua na remoção da pigmentação escura e amarelada dos dentes, elevando a autoestima da pessoa.
Possuímos uma estrutura devidamente preparada para receber nossos pacientes e uma equipe experiente nos tratamentos de reabilitação oral para auxiliar no tratamento odontológico de qualidade.
R. Barreto Viana, Nº 1861 - Centro, Serafina Corrêa - RS, 99250-000
R. Souza Lôbo, 357, Montauri - RS, 99255-000